Formação-Ação 2019

Ficha de Pré-Adesão

Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão

Envie a ficha preenchida e assinada para geral@fablabsportugal.pt.

O que é? 

A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.

Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

Temáticas:

  • Economia digital
  • Indústria 4.0

Investimento

A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.

Público-alvo

Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas das Regiões Norte, Centro e Alentejo.

Aviso

07/SI/2019

Volume de Formação e Consultoria por PME

Formação teórica:

  • Formação em sala, em formato de workshops que decorre em ambiente interempresas.

Duração da Formação teórica:

  • 8 workshops de 14 horas (2 dias seguidos) e 1 workshop de 7 horas (1 dia), num total de 119 horas de formação em sala.

Consultoria individualizada em cada PME:

  • Formação on the job na(s) temática(s) aprovada(s) e realizada no espaço de cada empresa. Concretiza-se em visitas do consultor, de 3 horas de duração cada, para sessões de trabalho com o formando e outros colaboradores da empresa.

Duração da Consultoria na PME:
O plano formativo comporta um total de 90 horas de consultoria, distribuídas em visitas de 3 horas cada.

 

Temáticas:

Economia digital

Objetivo geral:

Desenvolver estratégias de crescimento através da utilização dos meios digitais.

Linhas orientadoras:

Pretende-se que as PME, em função dos resultados do diagnóstico: Reconheçam a importância do ambiente digital; ajustem os seus processos produtivos a novas tecnologias e métodos que confiram maior eficiência e eficácia; adotem medidas de segurança informática que contribuam para a proteção dos dados dos seus negócios; Incorporem tecnologias de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, produtos ou segmentos de clientes e implementação ou otimização de plataformas web.

Público-alvo:

Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. É dirigido essencialmente àquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos, pretendam ser intervencionadas, entre outras, as áreas de sensibilização aos empresários e trabalhadores para a importância digital e para a incorporação tecnológica nos modelos de negócio, de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, de canais, produtos ou segmentos de cliente, de desenho, implementação ou otimização de plataformas web.

 

Indústria 4.0

Objetivos gerais:

Desenvolver estratégias de crescimento através de soluções digitais que potenciem processos produtivos mais eficientes e interconectados, criando novos modelos de negócio e novas cadeias de valor. Incrementar a atividade de empresas em processo de transformação tecnológica, alinhadas com os desafios da Quarta Revolução Industrial.

Linhas orientadoras:

Pretende-se que as PME, em função dos resultados do diagnóstico e do grau de maturidade i4.0, elevem os níveis de automação e digitalização dos processos produtivos, incrementando a sua atividade empresarial e reduzindo custos económicos e de contexto.

Na fase de diagnóstico, deverá ser realizada uma avaliação da maturidade industrial e tecnológica e identificação de medidas de ação que incrementem soluções digitais integradas, que impliquem transformações em toda a cadeia de valor e que potenciem a inovação nos processos e produtos. Implica apurar as necessidades de desenvolvimento de competências críticas associadas.

Os workshops nesta área temática devem abordar temas como:

  • Novas competências pela incorporação de soluções digitais;
  • Cultura organizacional digital;
  • Inteligência artificial, robótica, internet das coisas, computação em nuvem, Big Data, tecnologias aditivas de fabricação;
  • Soluções de plataformas integradas;
  • Sistemas e equipamentos conectados;
  • Conetividade na cadeia de valor;
  • Sistemas de monitorização da produção em tempo real;
  • Interfaces digitais avançados com clientes, fornecedores, parceiros;
  • Digitalização e automatização de processos;
  • Processos de produção autónomos, flexíveis e monitorizáveis;
  • Materiais avançados e inteligentes implicando sustentabilidade ambiental;
  • Cibersegurança;
  • Financiamento/Investimento – Instrumentos e mecanismos para projetos i4.0;
  • Inovação industrial a nível organizacional, processos e produtos;
  • Novos métodos de recolha e análise de dados para suporte à gestão;
  • Plataformas digitais de apoio à gestão.

A componente de consultoria on the job deve permitir, em função do diagnóstico efetuado:

  • o teste e experimentação de novas tecnologias e equipamentos, em intercâmbio com centros de conhecimento e fornecedores de tecnologia;
  • o desenvolvimento de planos de atuação que permitam uma progressiva integração em ecossistemas digitais;
  • a digitalização de produtos existentes potenciando o desenvolvimento de novos produtos;
  • a incorporação de novos métodos de recolha e de análise de dados;
  • a realização de visitas a empresas que já introduziram novas abordagens associadas à indústria i4.0 (ao nível de equipamentos, software e serviços).

Público-alvo:

Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. Essencialmente aquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos na regulamentação aplicável, apresentem competências comprovadas para atuar nesta área temática, designadamente as que incluam no seu perfil:

  • Desenvolverem atividade industrial ou prestarem serviços técnicos especializados à indústria;
  • Deterem projetos de investimento que visam a incorporação de soluções digitais de apoio ao crescimento empresarial;
  • Utilizarem tecnologias e processos associados à i4.0, apresentando um nível “médio” de transformação digital.